sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

PAREDES - 05/09/14

Hoje, no biscoitinho da sorte do chinês, veio a mensagem: "Se você está só é porque construiu paredes ao invés de pontes."
Não posso negar que sou comunicativa, sou relativamente extrovertida, tenho bom senso de humor, sou geralmente boa de jogo... e sou humilde. Ou seja, nada do tipo que constrói paredes ao invés de pontes.
Deduzo, então, que esse "lonely feeling" só pode ser algum karma aí que ora vem frutificando. Alguma outra crença poderia dizer é um desafio que tenho que enfrentar para me elevar espiritualmente. Alguma outra poderia dizer que é praga. Ou que estou pagando meus pecados. E por aí vai um fieira de explicações.
Volta e meia lembro de uma história do meu monge favorito. Sem nenhum treinamento prévio no ofício de pedreiro, com muito esforço e paciência, ele havia erguido uma parede na construção de um mosteiro. Dois tijolos ficaram mal colocados e ele se envergonhava muito deles. Até que um visitante no mosteiro o parabenizou pela parede e chamou sua atenção para os outros 998 tijolos bem colocados! Daí pra frente sua atitude com relação à parede mudou, e ele passou a usar este símile para despertar a atenção de outras pessoas quando elas reclamam dos problemas de suas vidas. Possivelmente elas não estão olhando a parede toda, só os dois tijolos errados!
Depois de conhecer esta história penso logo nos outros 998 tijolos quando sinto que vou entrar no "modo lamentação". Mas, pra me livrar mesmo desse Samsara besta, o melhor é me lembrar, momento a momento que, se não houver o construtor, não haverá mais nada. Nem paredes, com seus tijolos certos ou errados, nem pontes.

Nenhum comentário: